segunda-feira, 3 de junho de 2013

Cosmovisão Cristã: Posicionamento da Igreja.


Uma multiplicidade de movimentos de cunho espiritual emergiu neste início de milênio. Surgiram novas e diversas seitas esotéricas, místicas e mágicas, bem como denominações neopetecostais e movimentos de avivamentos no interior das igrejas conhecidas como tradicionais. Além disso, todos os fenômenos religiosos                   atingiram a grande mídia, sendo caracterizado por um apelo fortemente emocional,veiculando imagens de uma significativa "transformação" de vida e de satisfação individual imediata. Qualquer cristão, minimamente informado, perceberá que as "transformações" recentes que o meio "cristão" tem vivenciado guardam paralelos intrigantes com os caminhos da sociedade contemporânea, como um todo. A suspeita se manifesta com as seguintes indagações: quando, do que somos, é aquilo que devemos ser, aquilo que o evangelho ensina, e quanto do que somos é meramente uma resposta ao ambiente social e religioso?

Vamos encarar o problema, então. Seria essa a nossa finalidade? Prover à sociedade moderna uma forma hedonista de religião, centrada na experiência prazerosa do divino? Apresentar ao homem contemporâneo o "deus dos seus sonhos", um alívio de fim de semana, customizado e com garantia de devolução? Em meio a toda essa movimentação religiosa,não temos nada de singular e essencial a oferecer,do ponto de vista da relevância histórica?

Se a nossa forma de espiritualidade é periférica, porque se adapta ao hedonismo moderno, sem ferir o coração da sociedade moderna,então já estamos decaídos. A igreja tem se adaptado aos prazeres dessa paz interior no coração da sociedade, os púlpitos da igreja se tornou um " show de milagres, curas instantâneas" em troca de dinheiro que levará ao homem à "Prosperidade", ou virou meramente comércio, oração e milagre em troca de um pedaço de terra no céu, em tempos de eleição, esta virou palanques para eleger políticos descompromissados com o verdadeiro evangelho. A questão fundamental, não é a prosperidade, ou a cura e milagres, ou até mesmo um projeto político, a questão fundamental é a motivação ou como as coisas tem se desenvolvido, o ponto central não é mais JESUS e sim o comércio da fé e a manipulação por aqueles que são denominados as lideranças das igrejas e a cada dia nós, a IGREJA - que não são quatro paredes, mas sim cada um de nós - temos nos afastados do foco,e do que realmente é a nossa missão para este mundo.

O Reino de Deus é revelado na pessoa de Jesus Cristo, deve se manifestar em cada aspecto de vida de um cidadão do reino,onde quer que o homem esteja, seja o que faça, ou no que aplique, está empregado do serviço de Deus e deve ter como alvo a glória e o evangelho de Jesus. O Cristão verdadeiro deve ser alguém com a mentalidade diferente, cuja postura diante da vida difere, em toda a sua extensão, daquele que não tem a mente de Cristo, se não for assim,então o cristianismo não será algo realmente fundamental. De acordo com o censo do IBGE 2000, a população evangélica cresceu 70,7% de 1991 para 2000, passando de 9,05% da população total do país para 15, 4% Se a igreja não discipular a sociedade, será discipulada por ela! Não podemos construir artificialmente um evangelho transformador, nem fechar os nossos olhos para as várias expressões da questão social como a corrupção da  política, cultura, a perplexidade do que se transformou a família, a imoralidade, a degradação educacional, às questões éticas e jurídicas entre tantas outras questões onde é necessário o discipulado e posicionamento cristão. A Transformação como fruto de um ensinamento e discipulado genuinamente cristão só será reconhecido como tal, quando houver diminuição da corrupção, morte, fome, desigualdades, guerras entre outros, for realidade e quando esses acontecimentos forem realidade, a volta de nosso Pai, estará próxima.

" Não precisamos de pastores, bispos ou até mesmo apóstolos, o que precisamos é de cristãos coerentes!"

"Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias."
(Martinho Lutero)

Cosmovisão e Transformação Cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário